terça-feira, 2 de maio de 2017

COMO TRATAR MAUS PENSAMENTOS

Com Tratar Maus Pensamentos
Os pensamentos negativos são as matrizes originais de todas as circunstâncias ruins que nos ocorrem. Existem muitos métodos propondo um ataque a esses vilões da mente. Mas, infelizmente, a grande maioria é ineficaz porque trabalha apenas no nível racional.

As pessoas que tentam, sem sucesso, eliminar os pensamentos e sentimentos negativos. Argumentam que os eflúvios mentais desfavoráveis surgem à tona, praticamente do nada, derrubando por terra todo esforço para se manter na corrente da positividade. Eu sempre explico que isso ocorre pelo fato de que quanto mais tentamos tirar algo da cabeça, mais lhe damos energia, por conta da ênfase colocada nesse processo.

 Nenhuma mudança interna será estabelecida enquanto se tenta excluir os fatores indesejáveis que nos afligem. A estratégia de se tentar eliminar maus pensamentos nunca funcionará.

Toda vez que tentamos eliminar algo de negativo de nossa consciência, damos toda a nossa energia justamente para o que tentamos nos livrar. Assim, criamos cada vez mais negatividade em torno disso e alimentamos um ciclo vicioso que perpetuará para sempre, até que nos tornemos capazes de tirar o foco dessa direção.

A tática de brigar contra os sentimentos ruins também não funciona. Dizer: “eu não quero sentir isso” é o mesmo que dizer “eu sinto isso”, já que o subconsciente não reconhece a palavra “não” como algo real. Pense, por exemplo: não quero mais comer doce. O que você faz suscitar a nível emocional com isso? Obviamente, vem à tona a vontade de comer doce. Se eu te disser: não pense em uma maçã vermelha. O que vem à mente: a imagem de uma maçã vermelha.

Tentar bloquear os pensamentos negativos também não vai funcionar já que um eflúvio deles vêm à tona de forma praticamente automatizada e sem controle sempre que algo de ruim acontece. Ignorara as coisas ruins do mundo também é inútil porque elas continuarão a acontecer. Portanto, esqueça a ideia de tentar controlar, eliminar ou bloquear o fluxo dos seus pensamentos.

A negatividade é como uma areia movediça. Quanto mais você se debate tentando sair dali, mais se afunda. Então, o que fazer para sair do fluxo negativo de forma efetiva?

Eu acredito que a única perspectiva viável para se estabelecer uma mudança interna que reflita de forma direta na sua forma de pensar está em redirecionar o foco da sua emoção, do negativo para o positivo. Obviamente isso também não será tarefa fácil já que transmutar sentimentos arraigados no subconsciente é algo trabalhoso, custoso e difícil. Mas essa tática é, de longe, mais eficaz do que uma ação puramente racional.

Pensamentos negativos vão e vem. Pensamentos positivos também. Mas saiba que ambos não passam de blocos aleatórios de energia; portanto, passíveis de serem dissipados com a mesma velocidade com que surgiram. Saiba que o que conta, de fato, é a importância, a atenção e o foco que você dá a eles. Então, é óbvio que o que você precisa é travar uma luta interna diária, de forma persistente e determinada, no sentido de se manter focado em sentimentos nobres, positivos, altruístas e elevados.

Esforce-se por sentir amor, alegria, contentamento, entusiasmo, fé, coragem, alegria e boa vontade, reconhecendo que essas qualidades não são inatas. Fazem parte de um contexto emocional que pode ser construído paulatinamente, mediante a aquisição de uma nova postura diante das circunstâncias da vida.

Amar se aprende amando. O entusiasmo é algo que se constrói mediante uma atitude mental positiva embasada na fé em si mesmo e na vida. A coragem é uma qualidade comprada a peso de ouro por aquelas pessoas que se dispõem a mergulhar no desconhecido e correr riscos. Enfim; quase tudo o que você precisa fazer para realizar um salto quântico, do paradigma negativo para o positivo, dependerá da sua disposição em escolher entre o bem e o mal, a cada instante da sua vida.

Nenhuma bênção cairá do céu, gratuitamente, no quintal daquele que se tornou indigno de merecê-la. Nenhuma maldição subsistirá para sempre no caminho daquele que resolveu dedicar todo seu tempo, sua atenção e seu foco para o sentido de todo o bem.
Vislumbrar o bem-estar e deixar de dar atenção ao mal; esse é o segredo da vida saudável, feliz, abundante e plena.
Francisco Ferreira, O Aprendiz
               

fonte: http://www.academiadoaprendiz.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário